A ENERGIA DA PERSONALIDADE PITTA

PITTA (FOGO E ÁGUA)

São pessoas empreendedoras, focalizadas nos seus objetivos com um grande poder de argumentação.

Pitta está relacionado com o elemento Fogo e Água, responsável por todo o processo digestivo, pela regulação das enzimas e hormonas no corpo, pelo processamento de ideias e determinação.

O Charaka Samhita, um dos textos muito importantes do Ayurveda, refere que a digestão, a produção de calor, a cor do sangue, o metabolismo, a visão e o brilho da pele são as principais funções do Dosha Pitta. Em relação á mente, Pitta controla a coragem, o contentamento, o entusiamo, o intelecto.

As pessoas com o Dosha Pitta predominante possuem uma grande capacidade intelectual, com uma inteligência rápida, gostam de expor as suas ideias aos outros, são organizados, empreendedores, aventureiros, personalidade forte, dominam as conversas, tem falta de paciência, tendência a sentir raiva, negatividade excessiva nos seus pensamentos, são agressivos, ambiciosos e muitas vezes são pessoas que ocupam cargos de líderes.

Apresentam uma constituição corporal média, extremidades quentes, pele suave, oleosa e quente, transpiram muito, o apetite e digestão são fortes, gostam de ter horários para as refeições, o sono é profundo, o desejo sexual é forte por natureza.

Quando Pitta se encontra em desequilíbrio podem surgir sintomas como acidez ou refluxo ácido, perda de apetite, gastrite, gosto amargo na boca, úlceras, doenças inflamatórias, fadiga, irritação da pele e dos olhos, acne, medo, raiva, obsessão, irritabilidade, violência, crises de ciúme, enxaquecas.

É de salientar que todos nós somos constituídos pelos três doshas ou energias/humores segundo o Ayurveda (Vata, Pitta e Kapha), sendo um deles mais predominante e que irá determinar as nossas características físicas, psicológicas e mentais, desde a nossa personalidade, á nossa tendência fisiológica e funcionamento orgânico.

 

Sugestões para equilibrar Pitta:

◊ Reduzir nas comidas picantes, salgadas e azedas;

◊ Antes de tomar banho coloque no seu corpo óleo de coco e massaje, vai limpar toxinas acumuladas; 

◊ Pratique exercício físico, caminhadas junto ao mar, ao rio, Yoga, procure fazer mais atividades nos seus tempos livres;

◊ Todas as manhãs sente-se confortavelmente, com a coluna alongada e faça respirações longas e profundas durante 5/10 minutos;

◊ Observe o comportamento das outras pessoas quando se encontram em situações difíceis, vai ajuda-lo a perceber o seu comportamento também.

Teste Dosha / Constituição Ayurvédica:

http://anacatarina.pt/dosha/

 

Alguma dúvida ou informação envie email: info@anacatarina.pt

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *