A ENERGIA DA PERSONALIDADE VATA

VATA (AR E ESPAÇO)

Vata é composto pelos elementos Ar e Espaço e está relacionando com todos os movimentos da mente (função nervosa) e do corpo (função respiratória e excretória).

As pessoas com características Vata são muito activas, energéticas, criativas, inovadoras, sensíveis, demonstram as suas emoções rapidamente, são leves, tem uma postura fluida, tomam decisões rápidas e sem pensar, têm memória fraca, esquecem-se facilmente do que lhes é dito mas retêm o essencial, são inseguras, imprevisíveis. São muito comunicativas mas frequentemente não concluem as suas ideias ou assuntos. Comunicam muito depressa e interrompem muitas vezes as outras pessoas.

Podem ter ambição desmedida e sentir irritabilidade, são muitas vezes instáveis e impacientes, mas muito flexíveis e adaptam-se a qualquer situação. São de estrutura delgada, leve, demasiado baixas ou demasiado altas, os seus corpos são secos, a sua pele é fria e seca, as veias, as articulações e  o contorno dos ossos  são salientes. O cabelo é fino e muitas das vezes encaracolado. Podem sentir rigidez ou tremores no corpo, não gostam de bebidas ou comida fria, têm metabolismo rápido, o seu apetite e sono são irregulares, o desejo sexual é variável. 

Os desequilíbrios possíveis da energia de Vata caracterizam-se por: pele áspera, seca e gretada, obstipação, acumulação de gases gastrointestinais, perda de peso, prolapso rectal, afeções urinárias, dores em geral, problemas de coluna, fibromialgia, artroses, rigidez no pescoço, dores de cabeça devido ás tensões, ansiedade, preocupação, insónia, perda de energia e de interesse pela vida, fraqueza, instabilidade mental, doença de Parkinson.

Vata é descrito como a energia impulsionadora e geradora do fluxo de energia de qualquer atividade dentro e fora do nosso corpo.

É de salientar que todos nós somos constituídos pelos três doshas ou energias/humores segundo o Ayurveda (Vata, Pitta e Kapha), sendo um deles mais predominante e que irá determinar as nossas características físicas, psicológicas e mentais, desde a nossa personalidade, á nossa tendência fisiológica e  funcionamento orgânico.

 

Sugestões para Equilibrar Vata:

♥ Necessita de uma alimentação simples, nutritiva e regular;

♥ Faça infusões quentes com ervas;

♥ Antes de tomar banho coloque no seu corpo óleo de amêndoas doces ou óleo de sésamo e massaje, vai limpar toxinas acumuladas;

♥ Pratique exercício físico, caminhadas, Yoga;

♥ Descanse bastante para evitar tensão mental e stress;

♥ Todas as manhãs sente-se confortavelmente com a coluna alongada e faça respirações longas e profundas durante 5/10 minutos.

 

 

Teste Dosha / Constituição Ayurvédica

Dosha

 

Alguma dúvida ou informação envie email: info@anacatarina.pt

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *