AYURVEDA / SAÚDE NATURAL / TRATAMENTOS PERSONALIZADOS

Muitas pessoas me perguntam, mas afinal o que é o Ayurveda?

Quais os benefícios das terapias Ayurvédicas?

O que faz um profissional de Ayurveda?

Deparei-me com estas e outras questões e decidi partilhar o meu testemunho em relação ao Ayurveda.

Ayurveda é uma palavra sânscrita que pode ser definida como a Sabedoria da Vida, o Conhecimento da Vida, a Ciência da Vida.

Cada vez mais existe pessoas interessadas em experimentar estes “tratamentos para depurar e energizar o corpo” que está sobrecarregado com os hábitos do dia-a-dia, falta de horários para fazer refeições, má alimentação, stress acumulado, competitividade, emoções reprimidas…

 

O que é o Ayurveda?

Ayurveda é um dos caminhos para uma vida mais saudável e natural. O principio do Ayurveda é a observação da natureza, logo não é exclusivo da Índia.

Em todos os cantos do mundo a natureza tem o seu fluxo continuo e impermanente. A civilização na Índia apenas sistematizou este conceito do Ayurveda e o complementou ao seu sistema de medicina. O que infelizmente ainda não podemos verificar em muitos países ditos desenvolvidos…

O sistema de tratamento do Ayurveda é baseado numa filosofia sistematizada, com o estudo da individualidade de cada pessoa, que é vista como um ser único e especial.

 

Quais os benefícios das terapias Ayurvédicas?

É importante cuidarmos do nosso corpo e mente todos os dias. Cada um de nós deverá ter os seus “métodos terapêuticos” para se sentir bem, que passam pelo o que comemos, como digerimos e eliminamos os alimentos, pelo ar que respiramos, pela convivência com os outros, pela humildade, pela bondade e pela gratidão e consciência que temos por tudo o que a vida nos presenteia.
Ayurveda está indicado em primeiro lugar para a prevenção de doenças, mas também é utilizado como método de cura em algumas situações.

O Ayurveda pode ser adotado como um estilo de vida. Podemos ter as nossas práticas diárias, uma alimentação cuidada, consciência do nosso corpo e mente e consequentemente teremos mais qualidade de vida.

Os profissionais e médicos de Ayurveda depois de uma avaliação da pessoa prescrevem e executam alguns tratamentos mais indicados para cada um.

 

O que faz um profissional de Ayurveda?

Nas consultas e atendimentos que faço a minha abordagem de tratamento passa pelos seguintes passos:

  • Avaliação e tratamento segundo a filosofia oriental e natural;
  • Massagens e tratamentos Ayurvédicos com diferentes óleos medicados segundo as características de cada pessoa (dosha);
  • Aconselhamento de alimentos, especiarias e métodos culinários adaptados a cada pessoa;
  • Posturas de yoga (asanas) para equilibrar o corpo e seus órgãos;
  • Respirações conscientes (pranayamas) de modo a limpar as toxinas acumuladas;
  • Meditação ou focalização em algum objeto para nos permitir o contacto com o nosso eu interior.

Namastê ♥

Ana Catarina

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *