AMIGAS AYURVÉDICA, O PRIMEIRO EVENTO NOS AÇORES

Foi num dos locais que mais adoro que decorreu o primeiro evento das Amigas Ayurvédica.

Numa das Pérolas do oceano Atlântico situa-se a bela ilha de S. Miguel!

A Pérola do Oceano

A energia da ilha, a simpatia das pessoas com quem me cruzo, a natureza com a sua graça, beleza e o seu  poderoso respeito dá-me vontade de cá estar!

O Primeiro Evento das Amigas Ayurvédica

Uma das minhas paixões é o mundo da Ayurveda. Foi numa formação de massagem Ayurvédica que conheci a Rute, a Amiga Ayuvédica. O nosso caminho estava traçado a encontrarmo-nos nesse local, nessa formação.

Desde então nunca mais nos separamos e decidimos partilhar a mesma paixão com as pessoas.

Neste primeiro encontro das Amigas Ayurvédica explicamos o significado tão abrangente da Ayurveda e terminamos com uma Meditação da vela, numa noite de Lua Nova.

O Caminho da Ayurveda

Ayurveda pode ser definido como o conhecimento ou a ciência da vida. Ayur significa vida e Veda significa conhecimento.

A Ayurveda faz parte do sistema médico da Índia, com cerca de 5000 anos de existência, mas cada vez mais está a ser difundido um pouco por todo o mundo. Ayurveda não é apenas uma teoria, nem um conhecimento superficial sobre as doenças, seus remédios e tratamentos.

Ayurveda é uma forma profunda de conhecimento acerca da nossa essência, da sabedoria da vida, acerca dos alimentos e remédios que a natureza nos oferece, adaptados a cada ser humano.

Dosha ou Constituição Ayurvédica

Um dos temas que mais fascina as pessoas que descobrem o mundo da Ayurveda passa pelo conhecimento dos Doshas. Os Doshas são considerados atributos que todos os seres humanos possuem em quantidades diferentes, o que faz com que cada pessoa seja única e especial.

Os três Doshas são resultantes dos cinco elementos:

VATA é constituído pelos elementos AR e ESPAÇO

PITTA é constituído pelos elementos ÁGUA e FOGO

KAPHA é constituído pelos elementos ÁGUA e TERRA

A importância de saber qual o Dosha com o qual nascemos (Pakruti) e o nosso estado atual, que pode resultar de alterações e desequilíbrios ao longo da nossa vida (Vikruti), permite uma compreensão profunda sobre vários aspectos de nós mesmos e permite-nos traçar com ajuda de um médico ayurvédico ou terapeuta o caminho, o tratamento, dicas para a nossa rotina diária, o tipo de alimentação, as plantas mais indicadas, yoga, exercício físico, formas de relaxamento, meditação…de modo a mantermos o nosso corpo e mente livres de doença ou ajudar a recuperar a saúde perdida.

O Caminho das Amigas Ayurvédica

O nosso caminho começa por ser percorrido juntas, por vezes separadas devido á distância, mas sempre em permanente contacto.

Seja qual for o nosso caminho, o nosso desejo é partilhar com as pessoas uma forma nova de ver o mundo, principalmente “o nosso mundo interno”, aquele que precisa de ser escutado todos os dias.

Até Breve!

Namastê 

Amigas Ayurvédica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *