Hoje decidi partilhar algumas ideias acerca da Massagem Abhyanga, uma técnica de massagem originária na Índia pertencente ao sistema de tratamentos da Ayurveda.

Abhyanga significa literalmente oleação. É uma técnica de massagem de corpo inteiro, com manobras especificas, utiliza-se um óleo vegetal de acordo com o biótipo da pessoa (dosha) e pode-se utilizar óleos essenciais medicados.

O terapeuta ou médico Ayurvédico deverá fazer uma leitura da condição atual da pessoa antes de iniciar o tratamento, de modo a determinar os óleos mais benéficos a serem utilizados. Em diferentes fases da nossa vida ou diferentes estações do ano, é normal sentirmo-nos mais cansados, tristes, sem energia, com insónia, com tensão muscular, com dores ou rigidez em alguma parte do corpo…. Daí a necessidade de determinar o método mais adequado para cada um. Somos todos seres humanos, mas com necessidades diferentes.

A Abhyanga é uma massagem extremamente purificante, devido ás suas manobras de “esfregar” todo o corpo. Vai ativar a circulação de sangue, ajuda a depurar as toxinas, vai nutrir os tecidos do corpo, vai ativar o que está estagnado e rígido, melhora o calor corporal e vitalidade.

Costumo dizer que podemos fazer a “auto-Abhyanga” a nós mesmos, ou seja, podemos olear todo o nosso corpo com um óleo vegetal para ativar a nossa energia. Mesmo não tendo conhecimentos de massagem, todos nós sabemos como colocar um creme em nosso corpo. A Abhyanga parte desse principio!

O corpo que regularmente é nutrido por um bom óleo vegetal fica mais forte, luminoso e suave.
Alguns livros clássicos indianos relatam que para ajudar a manter a saúde, deveríamos olear/massajar o nosso corpo diariamente antes de ir tomar banho.

Benefícios da Abhyanga:

♦ Melhora a qualidade do sono e do sistema nervoso – segundo a Ayurveda o óleo acalma Vata, ou seja o sistema nervoso, a agitação, o movimento
♦ Diminui os efeitos do envelhecimento
♦ Nutre e fortalece o corpo
♦ Tonifica os tecidos do corpo (dhatus)
♦ Beneficia a pele
♦ Estimula os órgãos internos, aumenta a circulação sanguínea
♦ Reduz edemas e inchaços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *