No Oriente as pessoas têm o hábito de cuidar da limpeza da língua. Tal como os dentes é muito importante e benéfico limpar a língua.

É importante utilizar os raspadores próprios da língua ou também chamados de limpadores da língua. Os mais utilizados são feitos em aço inox, cobre e prata.

A limpeza da língua deve ser feita diariamente, de manhã ao acordar, depois de escovar os dentes e antes de ingerir algum alimento. A limpeza deve ser feita do fundo para a ponta da língua.

As bactérias e fungos instalam-se dentro das papilas filiformes e no fundo da língua formando a saburra, que é a camada esbranquiçada ou amarelada que reveste a língua.

Os raspadores da língua vão limpar a acumulação de bactérias, resíduos alimentares e células mortas que estão ligados a vários problemas de saúde. O uso do raspador da língua vai estimular as glândulas salivares, previne a diminuição do fluxo salivar, formação de cáries, mau hálito e a garganta fica menos sujeita a infecções.

Outro benefício da limpeza da língua consiste em sentir melhor os sabores dos alimentos, ou seja, estimula o paladar e a saliva. Uma boa digestão começa na boca e se conseguirmos sentir e apreciar os sabores e ingredientes que os alimentos têm mais benéfica será a nossa salivação e mais fácil será digerir os alimentos.

Para a Medicina Ayurvédica a língua reflecte o estado geral da saúde do nosso corpo e é utilizada como método de diagnóstico de doenças e sintomas que podem vir a surgir. Assim a limpeza diária da língua permite uma melhor observação da língua por parte do terapeuta e todos os benefícios referidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *