VISÃO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa considera que a má circulação sanguínea consiste numa deficiência e/ou estagnação de Energia e de Sangue no corpo, resultante do excesso de trabalho, de estar de pé ou sentado durante muito tempo, de uma alimentação desequilibrada, com consumo de alimentos gordurosos, da falta de exercício físico, do excesso de peso e também de causas genéticas.

A má circulação é caracterizada por mãos e pés frios, dores e cansaço das pernas, temperatura corporal baixa, pés ou pernas inchadas levando por vezes á perda da sensibilidade das mãos e dos pés.

As varizes são um resultado de um défice da circulação do sangue, manifestando-se através da dilatação das veias das pernas e dos pés, podendo ocorrer cãibras nas pernas, comichão na zona das veias, inchaço e fadiga nas pernas e tornozelos.

Na perspetiva da Medicina Chinesa o fenómeno das varizes refere-se à energia do Coração e do Fígado, porque cada doença está relacionada com os órgãos internos, manifestando-se na superfície do nosso corpo. Sendo o Fígado responsável pela distribuição e regulação da Energia por todo o corpo e pelo controle e armazenamento de Sangue, quando se encontra em desequilíbrio pode levar ao aparecimento de varizes. O mesmo se passa com o Coração que está ligado às funções do sistema circulatório cardíaco.

Nunca é tarde demais para iniciar um tratamento que atenue os sintomas que a má circulação acarreta e acima de tudo a sua prevenção. A Acupuntura, um dos ramos presentes na Medicina Tradicional Chinesa, atua em primeiro lugar na prevenção de patologias, mas auxilia também no tratamento das enfermidades já instaladas no corpo.

Ficam algumas dicas para que possa obter mais qualidade e bem-estar no que respeita á circulação sanguínea:

  • Faça uma caminhada diária;
  • Faça “escalda-pés” com sal marinho;
  • Massaje as suas penas no sentido ascendente, de baixo para cima;
  • Durma com as pernas um pouco mais elevadas que a cabeça;
  • Evite manter-se de pé ou sentado durante muitas horas;
  • Evite saltos altos;
  • Mantenha um peso equilibrado;
  • Consuma alimentos saudáveis e que favoreçam a circulação (alho);
  • Evite preocupações.

 

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