Os Pés e a relação com a Medicina Chinesa

Os pés são a base e a sustentação do nosso corpo. São os pés que nos permitem crescer e sobre o qual todo o nosso corpo repousa. Para compensar o desgaste natural dos pés é fundamental mudar alguns hábitos e adotar medidas simples que fazem toda a diferença na nossa saúde.

Para a Medicina Chinesa os pés são considerados um segundo coração. Defendem que massajar os pés diariamente preserva o nosso bem-estar e longevidade.

Os pés estão em contacto com o solo e são mais vulneráveis ao clima e á temperatura, como o frio e a humidade. O pé funciona como uma estrutura articulada que se adapta às características do solo, suportando o peso corporal, logo estão sujeitos a um enorme desgaste.

Acredita-se que a saúde dos pés está estreitamente relacionada com a saúde de todo o corpo, isto porque os pés representam fielmente todas as estruturas do nosso corpo, além de existirem pontos de acupuntura nos pés que se relacionam com os meridianos de energia, ou seja, os canais que fazem ligação com todos os órgãos e estruturas do corpo humano.

A Reflexologia Podal é um método terapêutico holístico que se baseia no estudo fisiológico e neurológico dos pés. A Reflexologia defende que existe uma energia vital que circula por todos os órgãos do corpo. Quando esta energia fica bloqueada, a parte correspondente ao bloqueio é afetada, verificando-se os seus reflexos nos pés. É uma terapia extremamente eficaz tanto na prevenção da doença como no restauro do equilíbrio e do bem-estar.

Na Medicina Chinesa, através da visualização e palpação do pé, pode-se verificar alterações da energia dos órgãos do corpo. Então através do estímulo dos meridianos conseguimos eliminar a dor do pé, que nesse caso pode ser uma consequência de um problema noutro órgão.

A auto massagem aos pés alivia a tensão acumulada, beneficia os tendões e músculos, aumenta a circulação sanguínea, ajuda a prevenir e detectar algum problema, produz um efeito de relaxamento.

Antigamente as pessoas andavam descalças, em contacto com o solo, sentido os relevos dos mesmos nos pés e beneficiando de uma massagem. Atualmente devido ao uso de calçado apertado, não arejado e de salto alto, os pés ficam sujeitos a um grande desgaste.

 

Algumas sugestões para manter a Saúde dos pés:

  • Faça uma caminhada diária;
  • Faça “escalda-pés” com sal marinho;
  • Não use calçado apertado;
  • Evite manter-se de pé ou sentado durante muito tempo;
  • Massaje o ponto de acupuntura Yong Quan, que se localiza na planta do pé na linha entre o segundo e o terceiro dedo dos pés, na porção final do arco, apresenta um efeito muito benéfico no corpo.
  • Use um bastão para massajar os pés (ex: cabo de uma vassoura) e em pé, com um pé no bastão e outro atrás para segurar o peso do corpo, faça um deslizamento do pé no bastão, transferindo o peso do corpo para a frente e para trás. Repita nos dois pés.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *